
1º Encontro de CANTARES QUARESMAIS de Monforte da Beira
Março 15, 2025
6º Encontro de Cantares Quaresmais de São Miguel de Acha
Março 22, 2025Sábado, dia 29 de Março de 2025, pelas 17h terá lugar na ADEPAC, em São Miguel de Acha, a Segunda sessão pública – conversa-performance do projeto artístico de cruzamento disciplinar de Arte e Sociedade, apoiado pelo Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes. Junta-se agora à equipa artística e Residência o músico Filipe Raposo. Junte-se a nós no Largo de Santo António, s/n, São Miguel de Acha.
Os CAMINHOS do ATLAS estão desde sempre abertos; a aconte-SER. Fixam-se na “Melodia de Fundo” (R. M. Rilke), amplificada no tempo de Quaresma, pela Comunidade que se oferta à sua escuta. Para crentes e não-crentes é tempo de voltar a escutar as imagens; rever o que no MUNDO se repete como círculo vicioso – Abri-lo à sua Primavera; a um renovado círculo virtuoso.
Num projeto de Arte e Sociedade o virtuosismo está na profundidade das relações; no vínculo que encontra a Companhia certa ou no Companheirismo tornado possível, inclusivamente, pela profunda diferença — Também na Arte o jogo (do grego bolo) é símbolo (o que une) e não diabolo (o que separa). Neste saber há um sabor e com ele uma interioridade; o saber e sabor-com do pão (panis em latim) — do que simbolicamente nos alimenta — há muito presente na palavra Companhia.
Na segunda conversa-performance do acon-tecer do ATLAS comer-se-á o pão que a “Melodia de Fundo” amassou — o ABERTO—, pelas mãos do pianista Filipe Raposo, lembrando que o termo performance toma nestas conversas o sentido de per (através) da forma. Se o pão é a “Escultura Social” (J. Beuys), o músico dar-nos-á a reconhecer “A [Comum] Idade do Pão”. E porque o Ato Criativo é um Ato de Comunhão, basta à Comunidade aparecer, na ADEPAC, em São Miguel de Acha, às 17h do dia 29 de Março”.
UM ATLAS COM CAMINHOS PARA QUE O MUNDO NÃO SE FECHE conta com o Apoio do Ministério da Cultura da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes. Parceiros: Município de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano; Junta de Freguesia de São Miguel de Acha; ADEPAC, Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha; Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco; Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do Politécnico de Leiria; A Cia — O QUE DE QUE; Reconquista — Semanário Regionalista da Beira Baixa e ArteCapital, Magazine de Arte Contemporânea