Livro sobre a história de São Miguel de Acha
Junho 19, 2025
Bienal da Maia 2025
Julho 8, 2025São Miguel d’Acha e as suas Gentes, através da ADEPAC, com as adufeiras do Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha, vão estar presentes no Programa Inaugural da Bienal da Maia, na “Performance Musical: Alvíssaras“, que acontece no próximo dia 3, no Fórum da Maia, pelas 18,30h.
De salientar também que está incorporado no âmbito desta BACM 2025, o Projecto artístico ATLAS de Madalena Folgado, com raízes na nossa terra, com a realização nas instalações da ADEPAC da Residência Curatorial de Acompanhamento.
O tema da edição de 2025 — fulgor — parte das interrogações lançadas por Maria Gabriela Llansol no seu discurso de aceitação do Grande Prémio do Romance e da Novela, em 1991, onde questionava: “Como continuar o humano?”, “Que sonho vamos nós sonhar que nos sonhe?”, “Para onde é que o fulgor se foi?”. A escritora portuguesa defendia a urgência de uma liberdade vivida, enraizada na imaginação e nos afetos — uma liberdade que não se esgota na consciência, mas que se manifesta no ato poético, na criação sensível e na vida partilhada. O conceito de fulgor atravessa toda a programação e estará igualmente presente nas criações de artistas provenientes de países que celebram, este ano, os 50 anos da sua independência face ao domínio colonial português.
É nesse espírito que a BACM 2025 se constrói: como espaço vivo onde o “corpo de afetos” que nos une se revela através da prática artística. Reunindo uma diversidade de artistas, as obras apresentadas – do campo visual ao da poesia – propõem-se a abordar a força do real que está por vir. As suas criações apresentarão uma realidade outra, tão inconfundível quanto incomunicável, tão incompreensível quanto inimaginável e, ao expressarem o fulgor da imaginação, darão resposta às inquietações aqui expostas.
A programação inclui exposições, performances, ativações de obras, experiências gastronómicas, declamação de poesia, concertos e DJ Live, feira de edições de artista, intervenções no espaço público, residências artísticas, oficinas com arte-educadores, conversas e visitas guiadas, apresentação de publicações.
Finalmente fazemos notar que esta Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2025, que vai decorrer de 3 de Julho a 14 de Setembro, é realizada com Curadoria e Programação de Manuel Santos Maia, igualmente com raízes em São Miguel d’Acha.
ver mais
Ver video de participação das Adufeiras